Perguntas e Respostas
Por que aparecem dois valores para eficácia de cada tratamento (um menor e um maior)?
Como há mais de um artigo científico em que é estudada a eficácia de cada tratamento, incluímos na tabela o menor valor de eficácia encontrada nas pesquisas relacionadas a esse tratamento e também o maior, para que você possa ter uma ideia dessa variação. A eficácia de cada tratamento nas diferentes pesquisas pode variar em função da dosagem do tratamento utilizada na pesquisa, da sua duração, das características da população que recebeu o tratamento e também de outros fatores.
De onde vem os dados de eficácia do site do Telix, e como eles são calculados?
Os dados de eficácia apresentados são extraídos de pesquisas selecionadas especificamente sobre tratamentos para enxaqueca e dor de cabeça crônica. Os dados de eficácia que utilizamos no Telix são os dados da eficácia absoluta simples de cada tratamento, levando em conta o benefício obtido com o tratamento. Ou seja, de cada pesquisa, selecionamos a quantidade de pessoas obteve um benefício específico com o tratamento (cura, eliminação de sintomas, redução de sintomas ou prevenção), e dividimos esse número pela quantidade de pessoas que iniciou o uso do tratamento, obtendo assim a porcentagem da eficácia.
Cada pesquisa tem uma data, e há várias pesquisas por tratamento. Por que só aparece uma data nessa página de lista de tratamentos?
Utilizamos na lista dessa página sempre a data da pesquisa mais atual encontrada para determinado tratamento.
Quantas pesquisas são incluídas por medicamento?
Incluímos todas as pesquisas sobre eficácias de tratamentos que conseguimos encontrar, mas há várias bases de dados de pesquisas, em diferentes idiomas. Se você viu alguma pesquisa relevante de algum tratamento que ainda não está indexada na nossa plataforma, por favor, mande ela pra gente!! :)
Por que ao lado da eficácia está escrito: cura, remissão, controle, eliminação de sintomas, redução de sintomas ou prevenção?
Para explicar o critério utilizado no cálculo da eficácia. Por exemplo: se está escrito cura, significa que utilizamos a quantidade de pessoas que obteve a cura da doença após o uso do tratamento. No caso de eficácia de eliminação de sintomas, significa que utilizamos a quantidade de pessoas cujos sintomas foram 100% eliminados naquele momento com o uso do tratamento, e assim por diante.
Por que a porcentagem de eficácia que aparece no texto completo que consta no link externo de cada pesquisa não é a mesma apresentada no site do Telix para aquela pesquisa?
Porque a maioria das pesquisas apresenta os dados de eficácia relativa (comparando o tratamento com placebo ou com outros tratamentos), e no Telix apresentamos os dados de eficácia absoluta simples. Essa foi a maneira que encontramos para tornar possível comparar tratamentos diferentes, de diferentes especialidades, e realizados em pesquisas diferentes, em locais e datas e com critérios distintos. Os dados que extraímos de cada pesquisa são apenas os seguintes: quantos participantes da pesquisa obtiveram benefício com o tratamento, quais benefícios foram obtidos (cura, eliminação de sintomas, redução de sintomas ou prevenção) e quantos participantes iniciaram aquele tratamento específico, com base no qual a eficácia para o Telix será calculada.
Por que o site não aborda a causa da enxaqueca e da dor de cabeça crônica?
A enxaqueca é uma condição multifatorial, o que significa que pode ter diferentes causas. Em nosso site não detalhamos a causa da doença, pois o nosso foco está em apresentar informações sobre tratamentos para enxaqueca e dor de cabeça crônica, parta que o usuário encontre essas informações de forma fácil e clara compreensão.
Quais são os critérios para exibição das pesquisas e tratamentos na plataforma?
Exibimos apenas tratamentos que tem pesquisas ou artigos científicos demonstrando a eficácia do tratamento. As pesquisas devem ter no mínimo 29 participantes que usaram o tratamento. Para aparecer em algumas listas, a pesquisa deve ter sido feita com no mínimo 1.000 participantes.